Já decidiu seu foco de estudos para 2011?


Ter foco nos estudos é atitude de extrema importância. Sem foco corremos o risco de estudar por vezes até muito, mas canalizando energia e concentração em disciplinas ou concursos que não consideramos internamente como prioridade ou realmente como objetivo final de nosso projeto de aprovação. E, portanto, levamos mais tempo.

Mas o que significa ter foco?

Significa que devo procurar decidir, em acordo com o que entendo por ser minha vocação profissional, quais os concursos que quero me dedicar, o que me levou a tomar tal decisão e o que eu preciso fazer para que minha preparação seja realmente proveitosa, nesse ano de 2011.

É como uma auto-avaliação particular em que o mais importante é planejar um projeto de estudos que propicie meu desenvolvimento pessoal e que não fuja dos objetivos tracejados. Ou seja, que eu não me deixe levar por concursos de outras áreas de atuação, simplesmente porque foram abertos.

Ter foco é saber pelo quê esperar.

Então eu perguntaria: você já decidiu qual o seu foco de estudos para o ano de 2011 e (ou) para os próximos anos?

Os corredores de cursinhos e os fóruns especializados estão abarrotados de informações e “previsões” para os bons concursos públicos a serem lançados nesse ano.

Muito embora não se possa sempre acreditar em previsões concurseiras, com a tomada das devidas precauções a respeito da qualidade da procedência das informações (até com base no vencimento dos concursos passados – o que realmente serve como parâmetro para a abertura de novos), é imperioso que se tome decisões a respeito desses supostos concursos públicos e o que você fará com eles.

Vai sair?

Então tenha foco!

Procure os editais antigos e as provas antigas e organize-se para que, quando e se, efetivamente tal certame restar aberto, você esteja antecipado em sua grade de estudos e possa se concentrar nas eventuais modificações editalícias. Faça exercícios dos concursos já realizados e se acostume com a forma de gestão da Banca Examinadora contratada. Ela pode mudar? Sim, pode. Mas ainda que mude, exercícios têm o condão de nos auxiliar na matéria, e não (apenas) de nos familiarizar com a administração proposta pelo Examinador.

Mas e se o concurso público que eu tanto espero ainda não tem previsão para ser aberto nesse ano?

Se o seu foco não for concorrer em um concurso-escada (aquele que nos serve para cumprir uma parte de nosso objetivo final), continue estudando com base nos editais antigos e fazendo os exercícios das provas passadas! Não se esqueça dos textos encontrados aqui no blog Concurseiro Solitário que ensinam técnicas exclusivas para o estudo sem edital, e procure se concentrar nos estudos ainda que a prova esteja longe de ocorrer.

Concentração sem edital também é foco! E sem ele, dificilmente podemos nos considerar concurseiros sérios.

RESUMO DA ÓPERA - Já estamos em meados de janeiro! Não deixe que o tempo passe sem se organizar! Mantenha o foco! Persiga seus sonhos!


FONTE: CONCUSEIRO SOLITÁRIO

0 comentários:

Postar um comentário

As portas do futuro estão abertas
Presente é o aqui e agora, acorde
Respire, medite, acredite em você
Ocupe
o seu tempo com o dever
Verá que vale a pena vencer a si mesmo
Aprimore os seus conhecimentos
Navegue nas fontes sabias do tempo
Descubra que sonhos são metas, alcance-as
Objetivos são passos, dê o primeiro

V
ença os seus medos
Observe com amor as suas qualidades
Conquistas são conseqüências de vitórias e derrotas
Então esteja preparado, juntos vamos vencer

Lincoln Lafitte

Seja nosso seguidor

Quantas horas você estuda por dia?

Dicionário de Português

LINK: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php

Sugestões

Fale conosco:

aprovandovc@yahoo.com.br

Acessos:

O AprovandoVc o ajudará a chegar até o seu objetivo...