Dicas para montar um programa (ciclo) de estudos

"Caro colega concurseiro,

Em um artigo anterior mencionei algumas matérias básicas para AFT, sugerindo fossem as mesmas incluídas em um ciclo de estudos.

Infelizmente não tenho como ajudá-lo individualmente, a fim de ?montar? o ciclo, primeiro porque eu teria que ter um dia de pelo menos umas 60 horas, e depois porque a definição do ciclo é muito pessoal, dependendo demais de fatores personalíssimos, como tempo disponível (pode ser 1 hora por dia para um, ou 12 horas para outro), habilidades, dificuldades, afinidade com determinadas disciplinas, bloqueio com outras, etc.

Para quem quer montar seu ciclo de estudos, sugiro o seguinte:

1º) Dê uma olhada no site do Alex Meirelles (http://sites.google.com/site/alexandremeirelles/alexandremeirelles), que tem muita informação sobre o assunto. O foco dele é Receita, mas basta adaptar às suas necessidades e fatores pessoais.

2º) Com base na minha experiência, daria a você as seguintes dicas (algumas óbvias, sem dúvida):

a) Procure, sempre que possível, colocar todas as disciplinas na grade, para então incluir a primeira novamente. Isso funciona bem para um ciclo com muitas disciplinas, mas nem tanto quando se trata de apenas algumas. Ex.: ciclo de estudos com Direito do Trabalho, SST, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Raciocínio Lógico. Como são poucas disciplinas, provavelmente será necessário deixar alguma pra trás, a fim de distribuir todas com carga horária proporcional à importância para o seu projeto.

b) Separe as disciplinas que exigem maior esforço mental (Raciocínio Lógico, por exemplo), ou cujo estudo é mais maçante (SST, por exemplo), para que sejam incluídas sempre nos horários mais produtivos. Isto também é pessoal. Alguns consideram mais produtivo o primeiro horário dos primeiros dias da semana. Outros já precisam de ?um aquecimento?, pelo que a segunda hora de estudo é a mais proveitosa, e assim por diante. Verifique qual é a sua hora boa, e coloque nela estas disciplinas ?ruins?.

c) Tente alternar disciplinas cuja forma de pensar seja diferente. Por exemplo, uma disciplina da área de exatas e outra da área de humanas. Como para AFT só tem Raciocínio Lógico da área de exatas, é necessário utilizar outros critérios. Evite colocar em sequência, por exemplo, Direito Constitucional e Direito Administrativo, pois ambas são ramificações do direito público, pelo que se valem de raciocínio jurídico semelhante. Treine seu cérebro a ?mudar de faixa? constantemente, estudando, por exemplo, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, SST, Direito Administrativo e Direito do Trabalho.

d) Atribua mais tempo àquelas disciplinas mais importantes para o seu projeto de estudos. Parece óbvio isso, mas há um detalhe relevante. Nem sempre a disciplina mais importante, em tese, para o concurso, será aquela mais importante para o seu projeto. Imaginemos um exemplo: você domina Direito do Trabalho, mas tem aversão a Raciocínio Lógico. Neste caso, embora Direito do Trabalho seja a principal disciplina do concurso em referência, obviamente para você será mais importante dedicar mais tempo àquela matéria que pode te eliminar pelo mínimo.

e) Evite atribuir tempos muito curtos às disciplinas na sua grade de estudos. Não consigo aceitar que 30min sejam suficientes para a verdadeira assimilação do conteúdo. Daria para fazer um paralelo com a atividade física, na qual você só começa a ?queimar calorias? depois de aproximadamente 40min de atividade (há controvérsias a este respeito, eu sei, foi só uma ilustração). Acredito que o tempo mínimo para o aproveitamento real em um programa de estudos seja de uma hora. Isso não significa, entretanto, que você deva deixar de aproveitar aqueles poucos minutos na hora do almoço, enquanto está preso no trânsito, etc. Estas frações de tempo servem para revisão, mas não para o aprendizado inicial.

f) Respeito opiniões em contrário, mas acredito que o ciclo de estudos pra valer vai de segunda-feira a segunda-feira, ou seja, sete dias por semana. Ah, mas e o descanso?? Ora, você descansará no sábado e no domingo durante o tempo em que estaria trabalhando, se fosse de segunda a sexta-feira. Já está bom. Se você está ?só? estudando, diminua consideravelmente a carga horária no final de semana, mas não deixe de estudar pelo menos três ou quatro horas, no sábado e no domingo. Isso comprovadamente ajuda na disciplina do corpo e da mente. Se você para no sábado e no domingo, terá que recomeçar na segunda-feira, o que sempre gera um custo. Imagine que você estude de segunda a sexta-feira, de 20h às 24h. É razoável que você não vá fazer este horário no final de semana... Mas coloque estas quatro horas no período do dia que te sacrifique menos, por exemplo, das 15h às 19h.

3º) Se você ainda acha que precisa de um acompanhamento personalizado para elaborar e implementar seu ciclo de estudos, sugiro que procure um serviço especializado. Há no mercado quem já preste este tipo de serviço. Basta dar uma procurada nos fóruns e/ou sites de preparação para concursos.

Abraço e bons estudos!"

Ricardo Resende


FONTE: EVP

0 comentários:

Postar um comentário

As portas do futuro estão abertas
Presente é o aqui e agora, acorde
Respire, medite, acredite em você
Ocupe
o seu tempo com o dever
Verá que vale a pena vencer a si mesmo
Aprimore os seus conhecimentos
Navegue nas fontes sabias do tempo
Descubra que sonhos são metas, alcance-as
Objetivos são passos, dê o primeiro

V
ença os seus medos
Observe com amor as suas qualidades
Conquistas são conseqüências de vitórias e derrotas
Então esteja preparado, juntos vamos vencer

Lincoln Lafitte

Seja nosso seguidor

Quantas horas você estuda por dia?

Dicionário de Português

LINK: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php

Sugestões

Fale conosco:

aprovandovc@yahoo.com.br

Acessos:

O AprovandoVc o ajudará a chegar até o seu objetivo...