O que é preciso fazer para passar em concurso?


"Em concursos de alto nível, o mínimo que se espera de um efetivo concorrente é uma boa aptidão para armazenar informações. Mas é preciso mais do que isso para passar. É preciso ter capacidade de deduzir, de raciocinar, para acertar questões que não estão nas provas anteriores nem nos livros (algumas questões são inventadas pelas bancas com esse propósito). Mesmo as questões com erros na formulação exigem bom senso.

Quem acha que pode passar apenas decorando subestima a inteligência dos concorrentes.

É com grande apreensão que observo um número crescente de concursandos que pensam que o segredo para passar em concurso está apenas em resolver questões à exaustão, em "saber a prática", como alguns dizem.

Nas aulas, quando o professor destina um pouco mais de tempo à explicação sistemática do assunto, muitos alunos perdem a concentração e a paciência. O que eles querem é fazer exercícios (e o pior é que, por serem maioria, propagam facilmente esse método como o mais eficiente).

O resultado dessa técnica equivocada de estudo, em geral, é a excessiva demora até a aprovação. O candidato chega, várias vezes, bem perto das vagas, mas, quase sempre, fica faltando alguma coisa.

Por outro lado, invariavelmente, os alunos que aliam os exercícios à teoria são os que conseguem êxito mais rápido.

Mal comparando, se a prova é para mestre-de-obras, que sabe fazer mas não sabe exatamente por que faz, a técnica de exercitar funciona. Todavia, se é para engenheiro, exigindo uma base teórica mais sólida, não basta apenas resolver exercícios. É necessário o conhecimento científico, sistematizado. Desta forma, o candidato estará apto a fazer qualquer tipo de prova.

É claro que resolver questões e provas anteriores elaboradas pela entidade organizadora do concurso que se pretende fazer ajuda muito. Mas não é suficiente, uma vez que todos os candidatos bem preparados (que representam um contingente significativamente superior ao número de vagas do concurso) fazem isso. E, entre esses, sobressaem os que conseguem resolver as questões que exigem um pouco mais que a decoreba. Vale o princípio de que o êxito em concurso exige que o candidato aprovado tenha algo a mais que os não-aprovados. Aliás, é esse o objetivo da seleção mediante concurso. Como na teoria de Darwin, somente os mais fortes sobrevivem.

Espero que essas observações, resultantes de vários anos dedicados à preparação de concursandos, possam ajudar alguns candidatos na orientação dos estudos, levando-os a identificar o verdadeiro responsável pelo insucesso nas provas: o curso, o material didático, a banca ou a técnica de estudo.

Um forte abraço e muito sucesso."


Ricardo J. Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário

As portas do futuro estão abertas
Presente é o aqui e agora, acorde
Respire, medite, acredite em você
Ocupe
o seu tempo com o dever
Verá que vale a pena vencer a si mesmo
Aprimore os seus conhecimentos
Navegue nas fontes sabias do tempo
Descubra que sonhos são metas, alcance-as
Objetivos são passos, dê o primeiro

V
ença os seus medos
Observe com amor as suas qualidades
Conquistas são conseqüências de vitórias e derrotas
Então esteja preparado, juntos vamos vencer

Lincoln Lafitte

Seja nosso seguidor

Quantas horas você estuda por dia?

Dicionário de Português

LINK: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php

Sugestões

Fale conosco:

aprovandovc@yahoo.com.br

Acessos:

O AprovandoVc o ajudará a chegar até o seu objetivo...