PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS - Parte III


"Olá, Amigos!

É uma alegria escrever-lhes nesta sexta-feira à noite!

E fico me perguntando quantos de vocês conseguem arranjar fôlego suficiente para dedicar a noite de sexta-feira aos estudos...

Confesso, sinceramente, que em minha época de concurseiro, levei algum tempo para enxergar a importância de estudar nas noites (tentadoras!) de sexta...

Não é uma noite como outra qualquer, professor?

Absolutamente, não é! Se você consegue ficar em casa estudando sexta à noite, abrindo mão de toda a diversão que poderia encontrar por aí afora, isto vai lhe causar uma sensação verdadeira de responsabilidade!

E melhor que isso: uma sensação de merecimento!

Aconteceu comigo! Quando me vi em casa, à mesa, cercado de livros, preocupado com meus estudos, em plena noite de sexta-feira, pensei com meus botões: "Eu estou merecendo passar!"

Foi aí que comecei a alcançar minhas aprovações! Exatamente quando me vi a acreditar que era merecedor!

Essa foi uma experiência maravilhosa para mim! Fez-me perceber que na vida da gente é assim: nada se consegue sem superação!

Quando fui aprovado, e juntei-me aos demais colegas que também foram aprovados, para fazer o (sonhado) Curso de Formação, passei a conhecer a história de vida de muitos deles. E por mais que fossem às vezes pessoas bastante diferentes umas das outras, algo havia de comum entre todos eles: relatos de esforço e superação!

Queridos, se alguém lhes disser que conseguiu ser aprovado num concurso sem fazer quase nenhum esforço, não acreditem!

Mas, vamos lá! Eu nem sequer entrei no assunto que queria lhes falar neste texto de hoje!

Um aluno amigo me escreveu, após ter lido os primeiros artigos sobre "Programação de Estudos", e perguntou o seguinte: Professor, se eu por acaso perder uma noite de estudo, devo estudar a matéria que perdi no dia seguinte? Ou devo continuar seguindo o planejamento original?

Minha resposta pode até soar um pouco radical demais, meus amigos, mas é o que deve ser feito: se você, por qualquer motivo, vier a perder sua noite de estudos (entenda-se "noite" como "expediente diário", Ok?), aquilo que deveria ter sido estudado, e não foi, ficará prejudicado!

No dia seguinte, você terá que estudar a disciplina que já estava programada!

Ou seja, você não pode, sob nenhuma hipótese, ficar alterando o seu planejamento, para cobrir as horas que deixou de estudar no dia anterior!

Se assim fizesse, você não iria dar à programação de estudos a devida importância!

Infelizmente, não há meias palavras para isso: obedecer à programação de estudos é caminhar rumo à aprovação! Desobedecer a ela é iludir-se.

Aprendi esta lição com um velho amigo, que era TTN (Técnico do Tesouro Nacional) comigo, lá no Recife, e foi aprovado para Auditor Fiscal da Receita Federal um ano antes de mim.

Ele chegou bastante chateado para trabalhar um dia, e disse: "rapaz, eu perdi a noite de estudos de ontem... E o assunto que eu ia estudar era muito importante..."

Eu fiquei completamente sem entender, e perguntei: "ora, se é tão importante assim, então você vai estudá-lo hoje, não é mesmo?"

Ao que me respondeu: "De jeito nenhum! A programação de hoje é outra! O que vou estudar hoje também é importantíssimo! Aliás, tudo o que eu tenho que estudar, em qualquer noite da semana, é importantíssimo, pois vai me ajudar a passar no meu concurso!"

Faz mais de 10 anos que o Zé Carlos me disse isso, e eu me recordo como se fosse ontem!

E sabem o que mais? Ele não pisou o pé em nenhuma sala de aula! Estudou em casa, sozinho! Só ele e os livros. E o mais importante: sua programação "sagrada" de estudos! E foi aprovado!

Neste concurso de 2001, em que o Zé Carlos passou para Fiscal da Receita, eu fiquei de fora das vagas por 1 ponto! Ele, que era muito meu amigo, disse assim: "o próximo é o seu!"

E foi. Menos de um ano depois, eu consegui minha aprovação para AFRF. E sabem por quê? Porque segui à risca a lição daquele meu amigo.

Para mim, o objetivo a ser alcançado estava muito próximo, e eu queria fazer o melhor que pudesse! Se acaso a aprovação ainda não viesse naquele concurso vindouro, não seria por falta de esforço de minha parte!

Há algo em que eu creio firmemente: não existe verdadeiro esforço que não seja um dia recompensado!

É isso, meus amigos! Já escrevi à beça...

Um abraço forte de seu amigo de sempre!

Fiquem todos com Deus!

E sigamos juntos!

Sérgio
olaamigos@gmail.com"

0 comentários:

Postar um comentário

As portas do futuro estão abertas
Presente é o aqui e agora, acorde
Respire, medite, acredite em você
Ocupe
o seu tempo com o dever
Verá que vale a pena vencer a si mesmo
Aprimore os seus conhecimentos
Navegue nas fontes sabias do tempo
Descubra que sonhos são metas, alcance-as
Objetivos são passos, dê o primeiro

V
ença os seus medos
Observe com amor as suas qualidades
Conquistas são conseqüências de vitórias e derrotas
Então esteja preparado, juntos vamos vencer

Lincoln Lafitte

Seja nosso seguidor

Quantas horas você estuda por dia?

Dicionário de Português

LINK: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php

Sugestões

Fale conosco:

aprovandovc@yahoo.com.br

Acessos:

O AprovandoVc o ajudará a chegar até o seu objetivo...